Seattle: árvores, frio e tranquilidade

20 10 2012

Fiz uma viagem de férias / intercâmbio pela STB de 15 dias para Seattle, Washington. Se me pedissem para resumir a viagem eu diria que é um lugar lindo, com muitas árvores e belas paisagens, diria que é muito frio, mas de dia quando o sol aparece o clima é bem agradável, diria que é uma cidade tranquila, bom para se descansar, e as pessoas lá são bem educadas.

por do sol seattle sunset

Algo que eu percebi que nós brasileiros deveríamos aprender com o povo americano é sermos mais educados, mais gentis com as outras pessoas e respeitarmos as regras, mesmo que não tenha ninguém nos obrigando a respeitá-las. Em Seattle você vai em um estabelecimento e geralmente é recebido com uma pergunta: “Olá, como está sendo seu dia?”, o motorista do ônibus diz aos passageiros “Bom dia”, ao sair da loja o segurança diz “Tenha um ótimo dia”, no Starbucks a atendente educadamente te pergunta o que você deseja, e se você não sabe o que pedir (o que aconteceu comigo) ela te dá sugestões para escolher algo para comer/beber. Será que eles foram treinados para isso? Eu creio que sim, mas dá para perceber que as pessoas realmente são educadas e respeitosas com o próximo.

No ponto de ônibus, antes que todos saiam ninguém entra, todos ficam em fila esperando até o último passageiro sair, as pessoas respeitam as filas, ninguém fica ouvindo música em alto volume para não incomodar os outros, os motoristas respeitam os pedestres e os ciclistas, eles não ficam buzinando, xingando e gritando igual a um chimpanzé no cio (acabei de inventar essa expressão). Esses são alguns exemplos de boas maneiras que nós brasileiros devemos urgentemente implantarmos em nossa educação. Se eu e você fizermos a nossa parte estaremos contribuindo para que a educação de nosso país melhore. A boa educação não é necessariamente estudar em uma boa faculdade, lógico que isso é importante, mas o principal é respeitarmos o próximo, termos bom senso e termos atitudes agradáveis no nosso dia a dia.

Continuando a falar sobre Seattle, tem vários lugares legais para se conhecer. Vou citar alguns caso esteja pensando em ir para lá:

sam museu de seattle

SAM – Seattle Art Museum

the baptism of Christ

O batismo de Jesus – Giovanni Battista Foggini

mercado público seattle

Public Market

universidade de washington

UW – University Washington

university district

UW – University Washington

república uw

República no University District

first starbucks

O primeiro Starbucks

space needle

Centro da cidade, a torre é a famosa Space Needle

ferris wheel

Roda Gigante

Igrejas

No University District há uma igreja metodista na esquina, tem culto lá aos domingos as 9 e 18:60 h. Eu fui no culto da noite, tinha poucas pessoas, umas 15 somente, mas mesmo assim foi bênção, cantamos alguns louvores, a pregadora falou sobre Jó e o sofrimento humano e depois tomamos a ceia. Ao encerrar o culto fomos convidados a apreciarmos uma refeição (lógico que eu aceitei), fomos para uma sala no prédio ao lado onde serviram uma deliciosa sopa com direito a pães, salada e suco.

United Methodist

Bem em frente a Kaplan (escola de inglês que estudei) tem uma Lutheran Caphel, eu fui lá descaradamente e perguntei se eles tinham algum culto lá, e o Joshua me recepcionou e disse que eles tinham uma reunião todas as terças as 20 h. Na terça depois da aula eu fui lá na “célula” deles, é muito parecido com as nossas reuniões: cantamos alguns louvores, uma moça cantava, tocava bateria e violão ao mesmo tempo (pois é, cada um com seus dons né), o pastor Ton compartilhou uma Palavra com a galera, tomamos a ceia e para encerar oramos.

lutheran chapel

Essa galera tinha combinado de irem para praia no final de semana e me convidaram, adivinha a resposta: claro que eu disse que iria! Lógico que eu não estava preparado para ir para praia, até porque eu nem sabia que em Seattle tinha praias, mas como é muito frio lá geralmente as pessoas vão só para passear mesmo, não entram no mar. Eu encontrei o pessoal na sexta a noite e fomos para lá, deu umas duas horas de viagem de carro. A praia é bem parecida com a daqui, mas muuuuiiiito mais fria, o ar é muito gelado, então para entrar na água só com roupas que protegem o corpo do frio mesmo. Foi bem legal esse passeio, muita comida boa, galera animada e a presença de Deus que faz toda a diferença.

westlake

O Josh nos deu um “teste” para respondermos e tentarmos entender um pouco quais são os dons que Deus nos deu para que possamos usá-los não somente para o benefício próprio, mas sim usarmos nossos dons para sermos luz e ajudarmos outras pessoas, usarmos nossos dons para a edificação do Reino. Os meus três dons, de acordo com o teste são: fé, conhecimento e escrita. Nesse final de semana fomos desafiados a buscarmos entender quem somos nós em Deus, se Ele nos deu alguns dons, como devemos utilizá-los?

fogueira para assar marshmallow

Para encerrar, a viagem foi bênção, em Seattle as pessoas te tratam bem mesmo você não sendo um nativo, a cidade é tranquila, praticamente sem violência e estresse, tem uma galera de cristãos que buscam ajudar o próximo lá, e dizem que Seattle é a cidade da chuva, mas Deus foi tão bom comigo que nessas duas semanas que fique lá o tempo estava bom e não choveu nenhum dia 🙂

“Por isso recomendo que se desfrute a vida, porque debaixo do sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se. Sejam esses os seus companheiros no seu duro trabalho durante todos os dias da vida que Deus lhe der debaixo do sol!”
Eclesiastes 8:15

Ações

Information

2 responses

23 10 2012
Thaís Garcia

Olá Rafa, muito legal a sua viagem! Concordo contigo. As pessoas precisam amar mais uns aos outros aqui no nosso país, dessa forma será fácil ter esse tipo de atitude para com o próximo, será automático!Abraços.

24 10 2012
Rafa

Olá Thaís.
Como cristãos devemos amar o próximo, e como cidadãos devemos respeitar o próximo e contribuirmos com pequenas atitudes para o bem-estar da sociedade.

Eu acredito que as pequenas atitudes de cada brasileiro pode contribuir para uma sociedade melhor, por exemplo: não jogar lixo na rua, dar preferência para as mulheres e idosos no ônibus e metrô, cumprimentar a todos com um “bom dia”, etc.

Abraços

Deixe um comentário

